A PSICOLOGIA DOS SUPER-HERÓIS: IMPACTOS DA MÍDIA DE SUPER-HERÓIS NO COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL

Conteúdo do artigo principal

Yanne Pacheco Barboza de Lira

Resumo

As mídias de super-heróis estão cada vez mais presentes na indústria do entretenimento contemporâneo, seja nos filmes, séries e histórias em quadrinhos. Mas quais são seus impactos psicossociais na audiência? O presente estudo objetivou apresentar sumariamente os efeitos das mídias de super-heróis na pró-sociabilidade, ou seja, o conjunto de atitudes e comportamentos com a intenção de ajudar outras pessoas. Inicialmente foi apresentado o panorama histórico dos super-heróis, desde sua origem moderna até os estudos iniciais no contexto da psicologia. Especificamente tratando da pró-sociabilidade, pesquisas contemporâneas demonstram que mídias retratando esses personagens tem impactos positivos de curto e longo prazo nessa variável. Finalmente, foram apresentadas possibilidades de intervenção utilizando mídias de super-heróis, através do projeto “Super-heróis da Vida Real: Desenvolvendo a pró-sociabilidade em Alunos do Ensino Médio com Mídias de Super-heróis”. É possível concluir que, através de suas mensagens positivas (e.g. ajudar os outros), a mídia de super-heróis é eficaz em promover comportamentos e atitudes pró-sociais.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos