MODOS DE CONSUMO: A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM

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Thiago Frederik Mendes Batista

Resumo

Os fenômenos midiáticos contribuíram para modificar a relação estabelecida entre o homem e o mundo. A identidade deste cenário está marcada pela Indústria Cultural do consumo que provê o que se consome seja simbólico ou materialmente, bem como a maneira de lidar com o não consumo, tendo em vista as vicissitudes que abarcam o social. A juventude em situação de vulnerabilidade social vivencia a experiência do consumo em processos que acentuam a relação com o mundo do trabalho para consumir. Objetivo: Analisar a construção da identidade do jovem influenciada pela Indústria Cultural. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo de corte transversal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e interpretados pela análise de conteúdo. A amostra foi constituída por 06 jovens estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública da cidade de Montes Claros - MG. Resultados: Foi possível se criar as categorias de análise ‘Mídias sociais e suas utilizações’: Identificação das mídias utilizadas e seus modos de uso, os quais compreendem o aparelho celular, internet e televisão; ‘As motivações e as viabilidades do consumo’: se pautam na baixa renda e restrição financeira; ‘Consumo e sua relação com a identidade’: identidade de trabalhador como via de acesso ao consumo. Considerações finais: Os resultados encontrados contribuíram para um aprofundamento nos estudos sobre a Indústria Cultural e a massificação do consumo pela via dos veículos de comunicação e sua conexão com a identidade dos jovens. Igualmente, pensar como em uma sociedade capitalista os jovens constroem suas identidades com base nos modos de consumo.

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