ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS ACOMETIDOS POR NEOPLASIAS

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Ana Carolina Cunha Almeida

Resumo

OBJETIVO: Este estudo pretende investigar e analisar a literatura disponível acerca da atuação da equipe multiprofissional (EM) no processo de reabilitação de pacientes pediátricos acometidos por neoplasias. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados Scopus, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde por meio da associação entre os Descritores em Ciências da Saúde “Neoplasias” [AND] “Equipe de Assistência ao Paciente” [AND] “Criança”, bem como seus equivalentes nos idiomas inglês e espanhol. A amostra inicial constituiu-se de 2.710 resultados e após aplicação dos critérios de inclusão, exclusão e leitura dos textos na íntegra, foram selecionados sete estudos para comporem a presente revisão. RESULTADOS: Os sete estudos abordaram a atuação e importância da EM no processo de reabilitação de pacientes pediátricos com neoplasias. Esses estudos exploraram diversas intervenções, incluindo a passagem de sonda enteral (ETF) para intervenção nutricional em pacientes oncológicos pediátricos, orientações fornecidas pela EM às famílias, cuidado no manejo, controles clínicos e de imagem, tratamento médico e cirúrgico, uso de brinquedos pela EM no cuidado, confiança no processo terapêutico entre médico-paciente, enfermagem nos cuidados, psicólogo no uso do diálogo e apoio aos familiares, nutricionista na orientação a alimentação específica, e assistente social à disposição para resolver as questões burocráticas. Além disso, os estudos relataram o envolvimento dos profissionais psicossociais em reuniões familiares e da EM, acompanhamento a longo prazo e modelos clínicos. CONCLUSÃO: Diante dos resultados, observou-se que a EM excede os cuidados técnicos e envolve a rede familiar no processo da doença. São necessários mais estudos para a especificidade de cada área na reabilitação de neoplasias em pacientes pediátricos.

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