IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES HUMANIZADAS NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
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Resumo
O povo brasileiro obteve como conquista a saúde como direito de todos e dever do Estado, o que vem sendo alcançado apesar das dificuldades encontradas na área da saúde.O SUS prevê a hierarquização do cuidado. No entanto, estabelecer a hierarquia tem sido um desafio até hoje e como exemplo disso tem-se o atendimento urgente/emergencial que, na maioria dos hospitais públicos do Brasil, sofre com a superlotação. Esses problemas ocorrem devido à falta de planejamento e protocolos que facilitem o fluxo de cuidados na atenção básica. Nesse contexto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apresentam-se como uma das estratégias da Política Nacional de Atenção às Urgências para melhor organizar o atendimento, articulando os serviços de saúde e definindo fluxos, onde presta atendimento aos casos agudos em situações de urgência e emergência. No entanto, pesquisas têm mostrado cuidados ineficazes, comportamentos e práticas inadequadas, bem como falta de recursos materiais, humanos e financeiros, fatores que impactam diretamente a segurança e o processo de trabalho diante disso, é possível citar para esse feito o acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), dispositivo pelo qual o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização (PNH), visa agilizar o atendimento, utilizando um protocolo pré-estabelecido, que visa analisar o grau de necessidade do usuário, prestando cuidados centrados no nível de complexidade, e não na ordem de chegada. O Humanizasus tem como principal objetivo a avaliação inicial, seleção e encaminhamento dos usuários para unidades específicas adequadas à assistência prestada. A triagem é mais do que classificar os pacientes, é também garantir o direito à cidadania, resgatar os princípios do SUS, acolher e orientar, por meio da escuta qualificada, avaliação e registro completo da queixa principal, também busca implementar o trabalho em equipe, estimular o pensamento crítico buscando agilizar a tomada de decisão, promovendo assim um atendimento mais assertivo.