O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA NA MELHORA DE DESEMPENHO COGNITIVO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

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Weslley Rodrigues Oliveira

Resumo

Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem multifatorial, que inclui fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, que interagem entre si. Caracteriza-se por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividades, principalmente na infância. Esses sintomas, por sua vez, podem acompanhar o indivíduo ao longo de toda sua vida, gerando prejuízos nos âmbitos da vida cotidiana, como familiar e ocupacional.  O TDAH é um transtorno complexo e pode ser tratado com uma combinação de terapia comportamental, medicamentos e suporte educacional. Objetivo: Realizar uma análise com o propósito de investigar se a prática de exercícios físicos produz efeitos benéficos na diminuição dos sintomas do TDAH, gerando uma melhoria do desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura conduzida nas bases de dados PubMed e SciELO, com a combinação de Descritores: TDAH; Cognição; Crianças e adolescentes; Função Executiva; Atividade física. Foram incluídos 9 artigos publicados a partir de 2018, sem delimitação de idioma. Discussão: A atividade física regular em crianças e adolescentes com TDAH melhora funções executivas, atenção e memória de trabalho. O esforço reduz o estresse, a depressão e melhora as habilidades motoras e cognitivas. A ioga ajuda a melhorar comportamentos hiperativos e impulsivos. Exercícios facilitam neuroplasticidade e neuroproteção, melhorando a função cognitiva e aumentando a massa cinzenta, bem como melhoram o condicionamento físico e a flexibilidade. O exercício é uma alternativa de terapia eficaz para TDAH, com menos efeitos colaterais do que a medicação, promovendo desenvolvimento comportamental, emocional e social em crianças e adolescentes. Conclusão: O exercício físico tem um impacto significativo no desenvolvimento de funções executivas em crianças e adolescentes com TDAH, representando uma nova abordagem terapêutica complementar. Além de melhorar a atenção, memória de trabalho e sintomas associados ao TDAH, o exercício físico é essencial na melhoria das atividades treinadas dessa população. No entanto, estudos com ausência de segmentação por idade e pequena amostragem destacam a necessidade de novas pesquisas observacionais sobre o assunto.

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