BEM-ESTAR DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
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Resumo
O trabalho buscou investigar o bem-estar dos professores do ensino superior da cidade de Picos/PI, e suas vivências no trabalho de forma virtual no momento de pandemia do Covid-19, além de identificar as condições materiais que os professores tiveram para desenvolver as atividadesacadêmicas. A fundamentação teórica se apoia noconceitodeBem-Estar Subjetivo (BES). A pesquisa de cunho qualitativo,ocorreupor meio de entrevistas semiestruturadas através daplataformaGoogle Meet, sendorealizada com professores de instituições públicas e privadasde ensino superior com campus no Município. Participaram 6 professores/as, sendo 3 do sexo masculino, alcançando4 instituições públicas, tanto da rede estadual, como federal e 2 da rede privada. Os resultados demonstraram alterações emocionais nos professores como: estresse, ansiedade, medo e preocupações, representando mais afetos negativos que positivos. Entre os docentes, metadeapresentourelatosde satisfação com a vida. A maioria dos professores possui condições materiais de trabalho adequado, como equipamentos e internet. Conclui-se que, com a transformação do contexto educacional presencial para o ensino virtual, os professores foram afetados de forma direta, tanto emocionalmente, comoem suas relações sociais, devido a preocupações e problemaspresentesnoensino remoto emergencial e no contexto da pandemia.