JOGO DE TABULEIRO: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ABORDAR FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E CÂNCER DE PULMÃO

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Láiny Marques dos Santos

Resumo

O câncer figura entre as principais causas de mortalidade no mundo, o que o classifica como grave problema de saúde pública, inclusive no Brasil. Nessa perspectiva, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, no ano 2020, o câncer de pulmão correspondeu a 2.206.771 (11.4%) do total de casos novos diagnosticados dessa doença. Devido às repercussões funcionais respiratórias e sistêmicas, a fisioterapia respiratória, por meio de suas intervenções terapêuticas, mostra-se efetiva ao ser empregada no pré e no pós-operatório de pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas. Este capítulo descreve a adoção de uma ferramenta apoiada nas metodologias não-tradicionais para a elaboração de estratégia de ensino voltada para a abordagem da temática “câncer de pulmão” e “intervenções de fisioterapia respiratória”, por meio da elaboração de um jogo. Sua aplicação se deu no curso da disciplina “Fisioterapia em Pneumologia”, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no ano 2022. Foi construído um jogo cuja concepção estética apresenta o formato de um autódromo. Os temas “Câncer de pulmão" e “Fisioterapia respiratória” foram os elementos centrais abordados à medida que os jogadores avançam no percurso. Para a elaboração da dinâmica foram percorridas as seguintes etapas: 1) definição do tema; 2) consulta bibliográfica; 3) seleção do público-alvo; 4) elaboração do protótipo inicial do tabuleiro; 5) aplicação de princípios da interprofissionalidade; 6) elaboração de um roteiro de perguntas e respostas; 7) estabelecimento das regras do jogo; 8) confecção da estrutura física do jogo de tabuleiro. O autódromo construído com a temática voltada para câncer de pulmão e intervenções da fisioterapia respiratória foi projetado para ser utilizado como estratégia de ensino adotada segundo as metodologias ativas, que preconizam atividades instrucionais, engajamento e protagonismo dos alunos. A proposta, idealização e confecção do produto se apoiaram na ludicidade, envolvimento dinâmico dos participantes. O jogo concebido conta com um conjunto de perguntas para serem discutidas, a partir das respostas dos participantes, a fim de corroborar para ensino e aprendizagem dos discentes do curso de graduação em fisioterapia. Potencialmente o jogo de tabuleiro pode alcançar aplicabilidade para demais cursos de graduação da área da saúde, uma vez que não se restringe à fisioterapia e foi desenvolvido segundo princípios norteadores da interprofissionalidade.

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