AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA DA REGIÃO NORTE NO OFERECIMENTO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL NO YOUTUBE

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Ana Paula Candeia Lilioso

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a participação dos cursos de odontologia da Região Norte no oferecimento de material instrucional no YouTube. Foi utilizada a pesquisa documental, para verificar a existência de canais oficiais dos cursos de graduação em Odontologia no YouTube. A lista oficial de cursos foi obtida na plataforma <emec.gov.br>. Foram realizadas buscas pelos canais oficiais, utilizando inicialmente o site oficial da instituição como também a própria plataforma de vídeos. Ao encontrar o canal oficial foi digitado o termo "odontologia" para a busca de vídeos. Os dez primeiros vídeos de cada pesquisa foram assistidos e categorizados como instrucionais ou não instrucionais. Dados referentes ao número de visualizações, duração, provedor e data de postagem foram documentados. Foram encontrados 37 canais oficiais, destes 290 vídeos foram avaliados. Somente 10% dos vídeos foi caracterizado como instrucional. Observou-se que os vídeos instrucionais eram mais longos (p< 0.05) e mais recentes (p< 0.05) e que os usuários pareciam preferir vídeos mais longos e já curtidos anteriormente. Conclui-se que a participação dos cursos de Odontologia no oferecimento de conteúdo instrucional no YouTube é ínfima e que as características do vídeo podem influenciar o engajamento dos usuários.

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