EDUCAÇÃO 4.0: DESAFIOS NA CONQUISTA POR UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E AUTORAL, APLICADA ÁS CIÊNCIAS EXATAS NO ENSINO SUPERIOR, VIA WHATSAPP

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Gilselene Garcia Guimarães

Resumo

O atual cenário que demonstra as transformações que os processos de ensino-aprendizagem
vêm passando promove uma ampla e complexa discussão que envolve diversas temáticas tais
como: inteligência artificial, robótica e utilização de plataformas diversificadas, que
representam novos modos de agir, de pensar, de produzir e se relacionar na sociedade. Nesse
contexto, novas áreas educacionais são direcionadas para a interação com alguns destes
temas, que são alicerces da Educação 4.0, dando origem a um novo contexto educacionalque
busca alcançar uma nova forma de aquisição do conhecimento. Vale ressaltar que o termo
Educação 4.0 nasce de uma correlação à quarta revolução industrial, onde o uso da internet e
a integração de todos os dados propõem uma adaptação do ambiente acadêmico e a realidade
do mundo digital.Muitas questões emergem diante da nova realidade que continua
preocupando educadores, pesquisadores da educação, além de gestores de instituições do
ensino superior (IES), em âmbito nacional. Dentre as quais destacam-se: deque modo as IES
estão sendo preparadas para enfrentar o desafio lançado pela Educação 4.0, diante de uma
perspectiva tão inovadora e atraente?; o conhecimento, as habilidades e as competências
exigidas para este novo contexto estão presentes na dinâmica destas instituições?; o mundo
acadêmico convencional atende satisfatoriamente á demanda e expectativa do mercado de
trabalho?Desse modo, é visível o crescimento do número de instituições educacionais que
apostam na inovação como uma proposta de ação capaz de contribuir para a aquisição de
habilidades e competências, pelos discentes, em um contexto que se mostra volátil, incerto,
ambíguo e complexo.Buscar abordagens educacionais que viabilizam o progresso do discente
na construção autônoma do seu processo cognitivo é entender e reconhecer que é possível
promover o indivíduo com competências capaz de torná-lo um cidadão crítico e reflexivo.
Nesse contexto, este projeto quer inquirir, junto aos discentes do curso de Engenharia e
Sistema de Informações, da Universidade Estácio de Sá, campus Cabo Frio/RJ, quais novas
estratégias atenderiam à demanda de minimizar os conflitos gerados pela complexidade dos
conteúdos das disciplinas que compõem as ciências exatas, através do dispositivo móvel,
utilizando a ferramenta do WhatsApp.A complexidade do mundo atual combina diversos
aparatos digitais indicando que modelos tradicionais de aprendizagem estão cada vez mais
fadados ao insucesso. Em muitos ambientes acadêmicos ainda se prioriza um processo
unificado da aprendizagem cognitiva. De fato, estimular o desenvolvimento de habilidades e
competências nos discentes é tarefa árdua e contínua, mas, sempre mais possível de ser
concretizada quando existe o propósito de mergulhar em um processo inovador, confrontando
soluções criativas e criando impacto positivo.

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