CASO DE CYBER FRAUD POR TELEFONE NO BRASIL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: VÍTIMAS IDOSAS, SPOOFING ATÉ A MANIPULAÇÃO POR ENGENHARIA SOCIAL

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Eduardo Martins Morgado

Resumo

O objetivo é abrir discussão sobre medidas que possam ser tomadas para proteger as vítimas através da Inteligência Artificial. A metodologia é a descrição detalhada de um golpe digital de spoofinge manipulação com vítimas idosas, além da identificação da Inteligência Artificial para proteger as vítimas. O relato de caso retrata o golpe por meio do spoofing, programas que alteram a identificação do chamador em uma comunicação, junto da Engenharia Socialpara enganar a vítima para a realização de operações no aplicativo do banco, assim, incentivando a realização de transferências para a conta do golpista. A vítima acabou seguindo essas orientações e realizou agendamentos de envio de dinheiro para a golpista, porém, acabou suspeitando da situação, decidiu interromper aquela comunicação e procurar a agência do banco para o esclarecimento, assim, conseguindo cancelar os agendamentos e estornar os valores da transferência. Diante disso, a Inteligência Artificial pelo Machine Learning é uma forma de tratamento para essas situações, onde realiza o monitoramento e configuração para detectar ações irregulares dentro da conta bancaria e prevenir transações suspeitas, porém, sua aplicação está em fase de desenvolvimento e não há previsão de incorporação entre as instituições bancarias, no entanto, tem potencial em aprender sozinhos, estabelecer padrões, reconhecer mudanças dentro desses padrões e reportar ao um profissional para que realize o contato com os usuários. O Machine Learning proporciona monitoramento das contas por 24 horas, oportunizar mais vagas de empregos para atendimento ao público ora e dentro do expediente conforme o reconhecimento de um padrão desconhecido.

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