INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ARTE E TECNOLOGIA: VISUALIDADES, AUDIOVISUALIDADES E SONORIDADES
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Resumo
Trata-se de um ensaio sobre inteligência artificial, arte e tecnologia visando um breve mapeamento de obras com ênfase na visualidade, na relação entre áudio e visualidades e em sonoridades. O objetivo é descrever um conjunto de Arte Generativa ou Algorítmica, que é um campo da Arte Digital, produzida a partir de inteligência artificial (IA), que revela traços de um comportamento humano criativo, questionador e provocador. Para fundamentação conceitual optou-se pelos autores Sérgio Venâncio Júnior, Harold Cohen e Nikoleta Kerinska. As obras de arte com interfaces tecnológicas podem ser vivenciadas como experiências lúdicas, mas na realidade são experiências da própria tecnologia em ação, na versão mais pura e autêntica da relação homem-máquina. Os resultados apontam que na visualidade ocorre um forte predomínio de elementos pictóricos na produção generativa de imagens e como a arte com IA pode produzir efeitos singulares que intensificam a experiência com o audiovisual, somada a produção do sonoro diretamente condicionada à interpretação de sinais visuais, num processo composicional automatizado e dialógico. Os resultados revelam ainda que há um conjunto de artistas dedicados à área, em diferentes linguagens, visual, audiovisual e sonoro, passando por pelo menos dois diferentes paradigmas de IA, desde a década de 1960 (GOFAI e GAN’s) e também o apoio de grandes big techs (Google, Microsoft).