DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO FILME “O LADRÃO DE RAIOS” PELO VIÉS DA PSICOLOGIA CRÍTICA
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Resumo
O capítulo trata-se de uma análise do filme “O Ladrão de Raios”, de 2010, através do viés da psicologia crítica, enfocando as dificuldades de aprendizagem e abordando formas de superá-las. Após uma introdução ao filme e ao seu protagonista, que sofre de dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, aborda-se, primeiramente, a importância de uma equipe multiprofissional para auxiliar estudantes com dificuldades, em que explica-se qual seria o papel de cada profissional no tratamento desses transtornos. Em seguida, é dado um panorama sobre a psicologia crítica no contexto educacional, ilustrando como ela se aplicaria no caso do personagem, e traz-se alguns dados sobre plasticidade cerebral e as possibilidades de desenvolvimento cognitivo. Conclui-se que a escola por vezes acaba por contribuir para o fracasso escolar de estudantes neuro divergentes ao rotulá-los como “alunos-problema”, e que é necessário um olhar crítico e uma intervenção do psicólogo escolar para mudar esta realidade e permitir o desenvolvimento de tais estudantes.