REPERCUSSÕES DA HOMOFOBIA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

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Felipe Salviano Ramos

Resumo

A homofobia é caracterizada por hostilidades psicológicas e físicas a pessoas LGBTQIA+. Assim, este artigo objetiva compreender a relação entre a homofobia no ambiente escolar e a construção da subjetividade do indivíduo vítima da violência. Nesse sentido, trata-se de um estudo de caso, cujo participante foi um jovem que ofreu homofobia na escola. Para análise do material empírico apreendido, utilizou-se a entrevista semiestruturada, e para análise dos dados, recorreu-se à análise do conteúdo temático-categorial. Foi possível perceber que a homofobia na escola tem efeitos no desenvolvimento emocional de quem sofre a violência, e que, diante do cenário escolar, alguns professores omitiam a homofobia e acabavam, implicitamente, perpetuando e praticando a discriminação. Portanto, as reflexões feitas neste artigo, a respeito das atitudes tão comuns nas escolas que normatiza e enquadra a sexualidade, podem contribuir para repensar a dificuldade do espaço educacional e conviver com a diversidade sexual.

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