AS TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
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Resumo
A Administração é um processo de planejar, organizar, liderar e controlar recursos e processos de trabalho, seja em uma empresa, seja em uma instituição de saúde, na busca por melhores resultados e prevendo qualidade, eficiência e eficácia. Nesse contexto, a partir das contribuições das teorias gerais da administração, a Enfermagem passou a experimentar a sistematização de melhores práticas de cuidado. Destacam-se, as contribuições importantes da teoria científica da administração nos aspectos da preocupação com regras e normas que detém o passo a passo dos procedimentos, seus movimentos e tempos, a divisão do trabalho na equipe de enfermagem, rotinas, normas, protocolos e as escalas diárias. Já na teoria clássica, as influências apresentam-se na organização do trabalho hospitalar e estrutura de serviços de saúde de forma hierarquizada em organogramas e linhas de comando, tendo destaque a Florence Nightingale como precursora dos padrões de qualidade e segurança no cuidado em saúde. A teoria das relações humanas deixou uma significativa contribuição para enfermagem através de estudos sobre dinâmica de equipes, da liderança, da comunicação e motivação, em oposto, a teoria burocrática revela o alto envolvimento do enfermeiro com as funções meio em detrimento aos cuidados com o paciente, provocando acomodação, desmotivação e conflitos. Outro destaque é para Wanda Horta e as necessidades humanas básicas do processo de enfermagem sistematizado, contribuição direta da teoria comportamental. Na enfermagem a teoria geral dos sistemas é vista na interação entre enfermeiro e o ambiente (serviço de saúde), e entre o indivíduo que recebe cuidados integrais, reforçada pela abordagem contingencial na comunicação com grupos organizados da comunidade como os conselhos locais de saúde, extrapolando os muros da Unidade Básica de Saúde. Contudo, o ensino da administração na enfermagem se perpetua voltada para velhas teorias preparando trabalhadores com fragilidades para interver na realidade. Embora a estrutura dos serviços sejam quase sempre organogramas clássicos, hierarquias verticais e fragmentadas herdadas da teoria burocráticas, destacam-se também as heranças dessas teorias necessárias ao processo de trabalho em diversos serviços de saúde como os ambientes padronizados de bancos de sangue, laboratórios, áreas de esterilização de materiais, salas de vacinas, entre outros, cujo controle de qualidade é feito pela equipe de enfermagem