Conselho Científico

Jaisa Klauss
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Neurociências, Psicologia Clínica, Psicologia Cognitivo Comportamental, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: Córtex Pré-Frontal, Funções Executivas, Abuso e Dependência de Drogas, Neuromodulação por Estimulação Cerebral por Corrente Contínua Transcraniana, Sono, Transtornos alimentares e Saúde Mental.


Érica de Melo Azevedo
Docente Efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), tem Doutorado Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ e Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ, tendo se especializado em análise térmica sob a orientação do Professor Titular do Departamento de Processos Inorgânicos da EQ/UFRJ Dr. Jo Dweck. Tem Graduação em Química com Atribuições Tecnológicas pelo Instituto de Química da UFRJ, Ensino Médio e Curso Técnico em Controle Ambiental pelo CEFET Química (atual IFRJ), Técnica em Química e Licenciada em Química. Atualmente é vice-coordenadora de Extensão do IFRJ Campus Duque de Caxias e suplente do Conselho Acadêmico de Ensino Técnico do IFRJ. Atuou na área de química de compostos de coordenação e cinética de reações oscilantes durante a Graduação. Foi Técnica de Laboratório do IFRJ Campus Nilópolis e Tutora Presencial dos cursos de Graduação do Consórcio CEDERJ. Seus temas de interesse são: Análise Térmica,Óleos pesados, Resíduos de petróleo, Biodiesel,Tratamentos Térmicos de resíduos Industriais, Ensino de ciências e Educação a Distância.


Marcos Pereira dos Santos
Pós-doutor em Ensino Religioso pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel (SITG) – Ituiutaba/MG. Pesquisador em Ciências da Educação. Literato (escritor, trovador, poeta, cronista, contista, ensaísta, articulista, aldravianista, indrisonista e haicaísta ao estilo oriental). Membro fundador, titular, efetivo e correspondente imortal de várias Academias de Ciências, Letras e Artes em nível nacional e internacional. Autor, coautor, organizador e co-organizador de diversos livros, antologias literárias e coletâneas acadêmicas contendo ensaios e artigos científicos na área educacional. Possui ampla experiência profissional como docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (I e II), no Ensino Médio e na Educação Superior em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e de pós-graduação lato sensu, ofertados nas modalidades presencial, híbrida e de educação a distância on-line. Atualmente, é professor adjunto da Faculdade Eugênio Gomes (FAEG) – Ipirá/BA em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.


Deivid Alex dos Santos
Doutor pelo programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2021). Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016). Pós-Graduação em nível de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Rhema Educação - FATEC (2014). Pós-Graduação ao nível de Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Educação São Braz (2014). Pós-graduação ao nível de Especialização em Biologia Tecidual pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2012) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018).


Jesus Rodrigues Lemos
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1995), Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado no Royal Botanic Gardens, Kew, Londres (2006 e 2013). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Botânica, com ênfase em Florística e Fitossociologia da vegetação de caatinga, Fitogeografia do semiárido brasileiro e Ensino de Botânica. É Professor Associado IV do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar (anterior Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso).


Adilson Tadeu Basquerote Silva
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2020), com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2015). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Estudos Sociais- Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Atualmente é professor no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica, dedicando-se em especial ao uso das TIC no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar.


Edwaldo Costa
Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Departamento: Jornalismo e Editoração (CJE). Possui Doutorado em Comunicação e Semiótica, Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Informática na Educação e Graduações em Comunicação Social/Jornalismo e Ciências da Computação. Foi professor de Comunicação Social/Jornalismo em Universidades e Centros Universitários em Minas Gerais e São Paulo. Coordenou o curso de Especialização em "Inteligência Estratégica", da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Desenvolveu projetos de Pesquisa e Extensão com apoio da FAPEMIG e CAPES. Na prática profissional trabalhou em órgãos de imprensa nacional e internacional. Atualmente integra a equipe de Comunicação da Marinha do Brasil e cursa pós-doutorado em Saúde e Comunicação na Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University Canadá. É membro imortal da Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal, ocupando a cadeira de número 53.


Rodrigo Lema Del Rio Martins
Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de Educação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), desde 2021, tendo sido integrante do Comitê Científico do GTT Escola do CBCE entre 2019 e 2021. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF). Atualmente, o foco das pesquisas incidem sobre as temáticas: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e Educação Física, Práticas pedagógicas e Currículo. Organizador da obra: "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira" (CRV, 2020).


Jordany Gomes da Silva
Doutor em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE(2019), Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2014) , Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), Licenciado em Física pela Universidade Federal Rural de PernambucoUFRPE (2012), Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá- ESTÁCIO/FIR (2019), Licenciado em Matemática pela Faculdade de Machadinho do Oeste-FAMAC (2017), Bacharel em Administração de Empresas pela União Brasileira de Faculdades - UNIBF (2020), Licenciando em Química pela Faculdade Única de Ipatinga-FUNIP, Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna-ISEIB (2017), Graduando em Saúde Coletiva pela Universidade de UberabaUNIUBE (2020), Licenciando em Sociologia pelo Centro Universitário UNIFAVENI, Especialista em Gestão Escolar Integrada e Prática Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2013), Especialista em Neurociência e Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2013), Especialista Metodologia no ensino de biologia e química pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2016), Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2017), Especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2018), MBA em orçamento, planejamento e controle na construção civil pela União Brasileira de Faculdades - UNIBF, Engenheiro de Segurança do Trabalho com Especialização pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (2020), Especialista em Engenharia de Estrutura de Concreto Armado pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Especialista em Metodologia do Ensino da História e Geografia pelo Centro de Ensino Superior dom Alberto (2020), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro de Ensino Superior dom Alberto (2020), Especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pelo Centro de Ensino Superior dom Alberto (2020), Atualmente é professor de biologia do Centro Educacional Ethos, coordenador acadêmico da Universidade de Uberaba e coordenador, professor de Biologia e Física do MAPvestibulares, Professor de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do MAPPLAY, professor de física do projeto Física 1000 do Cursos Melhores do Mundo -MDM, Diretor do Instituto Doctor de Ensino. 


Inaldo Kley do Nascimento Moraes
Graduação em formação específica em Gestão em Serviços de Saúde pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Formado em Enfermagem pelo Instituto Florence de Ensino Superior. Pós - graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica na Centro Universitário Redentor - Fortaleza- CE. Mestrado em Gestão em Programas e Serviços de Saúde pela Universidade Ceuma - São Luís- MA. Membro da Sociedade Brasileira Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Coordenador da Pós Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica na Faculdade Inspirar - São Luís. Atualmente trabalha como enfermeiro assistencial no setor de hemodinâmica do centro de cardiologia do Hospital São Domingos em São Luís - Ma. Preceptor do curso de enfermagem na disciplina Saúde coletiva na Faculdade Estácio em São Luis- MA. Foi enfermeiro na UDI Hospital no setor de UTI e membro do time de Acessos vasculares ( punções de PICC, além de cesso venoso periférico guiado ultrossonografia.


Ezequiel Martins Ferreira
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2016) e graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (2019). Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012), História e narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (2016), Psicopedagogia e Educação Especial, Arteterapia, Psicanálise pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Alto Paranaíba (2020). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015). É doutorando em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Goiânia, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Psicólogo clínico - ênfase na Clínica Psicanalítica e Coordenador das pós graduações em Psicanálise e Saúde Mental, Psicopedagogia e Psicanálise do Instituto Self de Psicanálise. Pesquisa nas áreas de psicologia, educação e teatro e nas interfaces fronteiriças entre essas áreas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: inconsciente, arte, teatro, arteterapia e desenvolvimento humano.


João Paulo Hergesel
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (2019). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (2014). Licenciado em Letras: Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba (2012) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Sumaré (2020). De 2019 a 2020, realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba com o projeto 'Nuances poéticas nas narrativas midiáticas infantis e juvenis'. É membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens) (PUC-Campinas/CNPq). Mantém parceria com os grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). É vinculado à Rede Brasileira de Pesquisadores em Ficção Televisiva (Obitel Brasil) e à Red Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales (Inav). É autor dos livros acadêmicos: 'Experiências com preparação, revisão e editoração de textos' (2020), 'A telepoética nas produções do SBT' (2019), 'Mídia, narrativa e estilo' (2018), 'Narrativas midiáticas infantis e juvenis' (2018), 'Estilo SBT de comunicar' (2018), 'Estilística aplicada à websérie' (2015) e 'Estilística cibernética' (2013), além de livros literários. Dedica-se à pesquisa interdisciplinar sobre narrativas e estilos, especialmente em produtos literários e audiovisuais, e à produção literária, sobretudo no segmento infantojuvenil. Atualmente, desenvolve projetos no campo dos estudos televisivos, com abertura para os diálogos com outras mídias.


Ernane Rosa Martins
Doutorado em andamento em Ciência da Informação com ênfase em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, na Universidade Fernando Pessoa, em Porto/Portugal. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, possui Pós-Graduação em Tecnologia em Gestão da Informação, Graduação em Ciência da Computação e Graduação em Sistemas de Informação. Professor de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (Câmpus Luziânia) ministrando disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Gestão em Tecnologia da Informação. Pesquisador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (NITE), certificado pelo IFG no CNPq. 


Alessandra Dale Giacomin Terra
Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF, Linha de Conflitos Socioambientais) com bolsa CAPES. Concluiu mestrado no mesmo programa, pós-graduação em Direito do Estado na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialização em Prática Jurídica na UFF. Foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da UNICARIOCA, tendo também atuado como Tutora do Programa de Tutoria da Faculdade de Direito da UFF, Residente Jurídica do Programa de Treinamento em Direito da Procuradoria Geral da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGUERJ), Advogada-bolsista do Centro de Assistência Judiciária da Universidade Federal Fluminense (Residência Jurídica - CAJUFF) e delegada da Comissão de Direito Urbanístico da OAB de Niterói (RJ). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  


Jose Henrique de Lacerda Furtado
Mestre em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ - RJ, Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM (2010). Especialista em Acesso à Saúde: Informação, comunicação e equidade pelo ICICT/FIOCRUZ - RJ (2018), especialista em Enfermagem do Trabalho (2015) e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2015), pelo Centro Universitário Internacional. É 3º Sargento especialista (da reserva) da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo servido no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos no período de 2008 a 2011. Atua no Serviço de Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Pinheiral - RJ). Tem experiência na área de Enfermagem, com foco na área assistencial de média e alta complexidade, saúde coletiva, saúde do trabalhador e promoção da saúde. Pesquisa nas áreas Saúde e Educação, com ênfase em Politicas Públicas, Formação Profissional, Atenção Primária à Saúde e Processo de trabalho.


Willian Douglas Guilherme
Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias. íder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Educação e História da Educação Brasileira: Práticas, Fontes e Historiografia". Pós-Doutorado em Educação, 2018 (FACED/UFU). Doutor em Educação, 2016 (UNESP/Marília). Mestre em Educação, 2010 (FACED/UFU). Graduado em História, 2007, Bacharelado e Licenciatura (UFU). Desenvolve pesquisa na busca, identificação e catalogação de fontes primárias para a História da Educação como jornais, periódicos, atas, imprensa, leis, relatos, levantamento de acervos públicos e particulares, tendo como foco a História Local, Regional e História das Instituições Escolares.


Jucilene Oliveira de Sousa
É doutoranda de Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Coordenadora de Disciplina Física pela Divisão de Fortalecimento do Currículo da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), professora do Ensino Profissional de nível técnico da rede pública do Estado de Roraima, bem como de cursos de Graduação e Pós-Graduação na modalidade a Distância. Possui graduação em Física (2003) pela UFRR, Pedagogia (2010) e Biologia (2015) pela UERR. Tem Mestrado em Física pela UFRR (2013). Tem Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRR (2007), Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração pelo FACINTER/IBPEX (2005) e Higiene e Segurança do Trabalho pela UNIASSELVI - EaD (2016)
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Milson dos Santos Barbosa
Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes − UNIT (2021), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal, bolsista CNPq) e período de Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL − Minas Gerais). Mestre em Engenharia de Processos pela UNIT (2017, bolsista CAPES). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pio Décimo (2016). Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distância pela Faculdade Futura (2021). Bacharel em Engenharia de Petróleo pela UNIT (2014, bolsista ProUni) e durante a graduação desenvolveu atividades de iniciação científica (Projetos relacionados à quebra de emulsões de petróleo utilizando micro-ondas e líquidos iônicos, 2011 − 2014), de monitoria (Disciplinas: Geologia Geral e do Petróleo, Refino de Petróleo e Processamento em Petróleo) e de extensão (Idealizou e coordenou o projeto SoliPetro − Estudantes de Engenharia de Petróleo Solidários (2011 − 2015)), além de ser representante dos discentes da área de ciências exatas e tecnológicas junto a Comissão Própria de Avaliação (2012 − 2016). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba − IFPB, além de prestar serviços educacionais de tutorias e revisão de materiais didáticos de módulos que contemplam cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário UniOpet. Possui experiências como pesquisador em processamento primário de petróleo, desenvolvimento e otimização de bioprocessos sustentáveis, uso de simulações computacionais de molecular docking para elucidar bioprocessos, e em produção de biolubrificantes e outros bioprodutos a partir de óleos vegetais.


Luana Lima Guimarães
Doutoranda em Bioquímica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.  Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia Pós-Colheita de Frutos.


Danyelle Andrade Mota
Mestre e Doutora em Biotecnologia Industrial pela Universidade Tiradentes (2016 e 2020, respectivamente). Realizou Doutorado Sanduíche no Instituto Superior de Agronomia pela Universidade de Lisboa. Desenvolveu trabalhos no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) atuando especialmente pesquisas focadas nas interações entre as áreas de biologia, bioquímica e engenharia química. Visa a melhoria do uso e transformação de recursos agroindustriais da região. Sendo assim, tem experiência na área de Biologia Celular, Microbiologia, Bioquímica,Química e Biocatálise com ênfase em imobilização de enzimas para aplicações em bioprocessos como reações de biotransformação na modificação de óleos e gorduras para a obtenção de biodiesel, lipídios estruturados, entre outros bioprodutos.


Dayanne Tomaz Casimiro da Silva
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), na área de Produção e Controle de Medicamentos com período sanduíche no departamento de Farmácia e Instituto Andaluz de Ciências da Terra pela Universidad de Granada na Espanha (2019). Possui Mestrado pelo mesmo programa e mesma área (2016) e graduação em Farmácia Generalista pela Universidade Estadual da Paraíba (2014), onde no mesmo período, estagiou no Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), desenvolvendo atividades no setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com enfoque em estabilidade de medicamentos. A área de ênfase é Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade com experiência em nanomedicina com nanomateriais a partir de argilominerais para liberação de fármacos.


Naíola Paiva de Miranda
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação a distância - Universidade Federal Fluminense-(UFF-Rj) Especialista em Tecnologias e Educação aberta digital - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB)/Universidade Aberta de Portugal.Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Universidade Estadual do Ceará(UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).Coordenadora multidisciplinar em EaD e professora do curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB-(FAECAD)-Rj. Possui experiência em docência na Educação superior e Tutoria e ministração de cursos de extensão e Orientação de TCC em Educação a distância
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Edilene Dias Santos
Doutora em Recursos Naturais (UFCG). Possui graduação em Ciências Econômicas, Pós-Graduação em Gestão e Planejamento Estratégico, em Economia Política e Mestrado e em Recursos Naturais, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui experiência na área de Docência pela UFCG (estágio docência); UNIP, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes-SINTEP , Master Cursos e SENAI e como tutora EAD no IFPB, no curso de Bacharelado em Administração Publica. Desenvolve pesquisas com atuação nas seguintes áreas: Economia; Administração; Sustentabilidade, Gestão Pública, Recursos naturais e Direito Animal.


Luma Mirely de Souza Brandão
Engenheira de Petróleo formada pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestra em Engenharia de Processos pela UNIT. Desenvolve pesquisas voltadas à aplicação na biocatálise e produção de ésteres via lipases bioimpressas. Publiquei juntamente com doutores da área dois artigos no International Journal of Hydrogen Energy e Chemical Papers, bem como duas patente . Realizou intercâmbio nos Estados Unidos, pelo lapso temporal de 1 ano e 4 meses, na University of Colorado at Boulder como bolsista de graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras, financiado pelo Governo Federal.


Helio Fernando Lôbo Nogueira da Gama
Doutor em Sociologia/Estudos Comparados sobre América Latina e Caribe - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (2005). Mestre em Sociologia/Estado e Sociedade - Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (1999). Gestor em Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente: Chefe do Serviço de Cooperação e Fomento do Departamento de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Gerente do Projeto Círculos de Limpeza e Qualidade Ambiental Sustentável (1995-1996) e Chefe da Assessoria de Planejamento (1996-1997) da Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SEMATEC do Governo do Distrito Federal - GDF; Chefe de Gabinete do Instituto de Ecologia e Meio Ambiente e Coordenador do Programa de Qualidade Ambiental do Distrito Federal (1997-1998); Secretário do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia / Substituto do GDF (1998). Autor de dezenove trabalhos técnicos, tendo publicados dois livros, dez capítulos em livros, sete artigos em periódicos, quinze trabalhos em anais de eventos e oito cursos à distância. Pesquisador em Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Sociedade e em Epistemologia e Sociologia do Turismo. Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil.


Francisco Oricelio da Silva Brindeiro
Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestre (2018) e Graduado em Geografia-Bacharelado (2015) pela mesma instituição.É vinculado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica-LGCO/(UECE) . É integrante do grupo de pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos-SCO. Desde de 2013 participa de trabalhos com ênfase na Sedimentologia Costeira, Impactos Ambientais na Zona Costeira, Geoprocessamento, Geomorfologia Costeira, Ensino de Geografia e Morfodinâmica Praial.


Andrelize Schabo Ferreira de Assis
Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - Unir (2019), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia - Faro (2015), Especialista em Libras e Educação para Surdos pela União das Escolas Superiores de Rondônia - Uniron (2016), Graduada em Letras/Português e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia - Unir (2014) e Bacharela em Direito pela Faculdade de Rondônia - Faro (2017). Atualmente é Revisora de Textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.


Daniel Ordane da Costa Vale
Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG - 2018), Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2012), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2013). Licenciando em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2009) e Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST (2019).


Glaucio Martins da Silva Bandeira
Mestre pela UFF na temática de Estimulação Cognitiva e Motora. Psicopedagogo pela faculdade de Educação São Luís (2016), Gerontologista, especialista em Saúde Mental pela Universidade Cândido Mendes (2017). Psicomotricista pela FAVENI (2018), Brinquedista pela ABBri (HUPE/UERJ), Psicanalista Clínico pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2015) e Educação de Jovens e Adultos Na Diversidade e Inclusão Social (2016) pela UFF.. Especialista em Estímulo Cognitivo para idosos pela Faculdade Sul Mineira (2017) com MBA em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2012). Pedagogo pela Universidade Castelo Branco (2011) e Geógrafo pela Universidade Salgado de Oliveira (2015). Professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Salgado de Oliveira, da Universidade Estácio de Sá e da Faculdade Unyleya atuando como professor conteudista e tutor presencial e virtual. 


Cristiane Elisa Ribas Batista 
Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013-2014). Especialista em Avaliação Psicológica pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala- Joinville (2012) . Psicóloga Perita e Examinadora de transito pela UFSC (2011). Graduada em Psicologia pela Universidade do Contestado Campus Mafra (2009). Atuou como coordenadora da Pós Graduação em Gestão de Pessoas da Faculdade de Tecnologia Assessoritec, instituição onde atua como docente dos cursos de Pos-Graduação, Graduação, ministra disciplinas relacionadas Psicologia Organizações e Trabalho, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos, Metodologia Cientifica e da pesquisa.


Bianca Gabriely Ferreira Silva
Doutoranda e Mestra em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD-UFPE), Graduada no curso de Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). As áreas de interesse são Comportamento do Consumidor, Marketing de Serviços, Empreendedorismo, Turismo e Gestão Sustentável. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Consumeering", sob a coordenação do Professor Dr. Salomão Alencar de Farias. Foi monitora e Pesquisadora no curso de Administração da UFPE-CAA. Professora e Tutora em cursos de Ensino Superior. 


Diogo Luiz Lima Augusto
Doutorando em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor na área de história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 


Mateus Dias Antunes
Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 2019-atual). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR - 2017) (Bolsista CAPES). Pós-Graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso (UNIFAMMA - 2017). Graduado em Fisioterapia (UNICESUMAR - 2015). Atua como revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Pesquisador do Grupo "Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção" (USP) (2018-atual) e do Grupo "Atividade Física e Envelhecimento" (UNICESUMAR) (2012-atual). Mentor de alunos do ensino médio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC - 2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Idoso, Doenças Reumáticas, Espaços e Práticas que Promovem a Saúde de Indivíduos, Grupos e Famílias.


Fabio Pereira Cerdera
Doutor em Letras, Área de Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal Fluminense (2012), mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2001) e bacharel em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). É Professor Adjunto do Departamento de Artes e atua no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Patrimônio Cultura e Sociedade (PPGPACS), Área de Concentração Memória, Identidades e Sociedade, Linha de Pesquisa Patrimônio Cultural: Memória e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra os Grupos de Pesquisa Arte: Ensino e Produção (UFRRJ), Núcleo de Patrimônio, Arquitetura e Memória Fluminense (NUPAM / UFRRJ) e Semiótica e Discurso (SEDI / UFF). Desenvolve pesquisa sobre semiótica e expografias. Tem experiência nas áreas de Artes (com ênfase em pintura) e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais e processos, pintura mural, Antônio Parreiras e práticas expográficas.


Rafael Leal da Silva
Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018), mestrado em Física pela Universidade Federal do Piauí (2014), especialização em Metodologia do Ensino de Física pela Faculdade Unyleya (2017) e graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Piauí (2010). Atualmente, é professor de educação básica da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Senador Humberto Lucena e supervisor educacional do programa PARAÍBATEC que oferta cursos de formação continuada para a comunidade. Atuou como consultor "ad hoc" na análise da propostas de iniciação científica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em 2020. Ganhador do Prêmio Mestres da Educação do Governo Estadual da Paraíba nos anos de 2018 e 2019. 


Elis Regina Barbosa Angelo
Doutora em História pela PUC-SP (2011), onde também realizou seu Mestrado (2005) em História. Mestre em Turismo Ambiental e Cultural Planejamento e Gestão pelo Centro Universitário Ibero Americano (2003). Pesquisadora das áreas de História, Sociedade, Pattrimônio e Turismo com ampla experiência na área de Turismo com ênfase em Patrimônio e História, áreas nas quais atua com formação superior. Professora Adjunta nos cursos de Bacharelado em Turismo da UFRRJ, na Licenciatura em Turismo no Consórcio CEDERJ/ EaD e no Programa de Pós Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade, PPGPACs da UFRRJ. Colaboradora com pesquisas e discussões com NEPET - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Turismo da UFRRJ; Líder do Núcleo de Pesquisa em Patrimônio e Memória - NUPAM, membro do Laboratório de Estudos Etnicidade, Racismo e Discriminação - LEER/USP e colaboradora do grupo de pesquisa Imaginário, mobilidade e patrimônio da UFJF.


Cristiana Barcelos da Silva
Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil). Especialista em "Educação Especial" (FAVENI-Brasil) e em "Educação Profissional" (IFF - Instituto Federal Fluminense - RJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) e em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino. Possui experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) no curso de Pedagogia como membra do banco de avaliadores-BASis/INEP/MEC.