A AUTONOMIA DE ALUNOS CADEIRANTES NO COTIDIANO ESCOLAR

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Letícia Fernandes Costa

Resumo

Este artigo pretende refletir acerca da inserção de alunos com deficiência no espaço escolar. Justifica-se devido à importância do debate a respeito do desenvolvimento da autonomia da criança cadeirante no contexto escolar. Tendo como objetivo geral: Investigar como ocorre a inclusão de alunos cadeirantes no espaço escolar e como objetivos específicos: a) abordar sobre o conceito de deficiência e sua evolução histórica na legislação; b) relatar desafios enfrentados por alunos cadeirantes no processo de ensino-aprendizagem e c) destacar sobre a importância do desenvolvimento da autonomia de alunos cadeirantes no contexto escolar. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Por meio da análise dos dados foi possível perceber que a criança com deficiência, apesar das adequações previstas em lei, em geral, enfrenta muitas dificuldades no espaço escolar, tais como falta de infraestrutura adequada, falta de recursos diferenciados e formação dos profissionais da educação, tais dificuldades refletem de modo significativo no desenvolvimento de sua autonomia, no entanto, foi possível observar que apesar das dificuldades, a escola enquanto espaço social e de aprendizagem influencia de modo positivo o desenvolvimento de diversas habilidades dessas crianças.

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