LETRAMENTO AFRO-LITERÁRIO NA ESCOLA: UM DOS CAMINHOS PARA A MEMÓRIA ANCESTRAL

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Thaís Fernanda Medeiros Dias

Resumo

No ambiente da sala de aula, visando apropriar-se dos aspectos da ancestralidade e memória da comunidade negra, este trabalho propõe estratégias de intervenção no ensino de língua portuguesa, para terceiro ano do Ensino Médio, com foco no letramento afro-literário, utilizando como corpus de análise a canção AmarElo (2019), de Emicida.  A presente pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e documental com caráter exploratório. Para a base bibliográfica, pela construção da interpretação do disposto que está vinculado às leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A abordagem teórica se embasa nos estudos de Cuti (2010); Duarte (2014); Hall (1996). Os resultados evidenciam a primazia da literatura afro-brasileira como recurso aliado à prática pedagógica, tendo em vista que, por meio dela, é exposta parte da história e memórias da população afro-brasileira, no intuito de colaborar com as luta  social antirracista, além de valorizar as identidades culturais e étnicas.

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