AS IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA EDITORIAL NA PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Marcondes dos Santos Lima

Resumo

O texto em apreço tem como escopo discutir, sumariamente, quais são as relações sociais, políticas e econômicas que existem por trás do circuito de produção e circulação dos livros de teoria e prática de Ensino de História destinados ao profissional pedagogo/a e que não contemplam de forma satisfatória o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na formação docente inicial e continuada. Concebe-se o livro de teoria e prática como um artefato cultural que recebe interferência direta e indireta de vários sujeitos que ocupam distintas atribuições no processo de sua produção, elaboração, realização, circulação e consumo. Os resultados do estudo acusaram que os livros analisados não apresentam adequadamente uma história da cultura afro-brasileira e africana, segundo as orientações dos documentos oficiais que orientam o ensino da referida temática na formação docente. E que esta questão pode estar associada ao fato de as editoras que publicam tais livros não demonstrarem interesse em identificar a relevância dessa temática para a formação de professores e professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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