ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS

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Alexandre Flávio Anselmo

Resumo

A Educação inclusiva estabelece que todos os alunos devem aprender juntos, respeitando os seus limites e as diferenças, de tal modo que sejam capazes de desenvolver suas habilidades e competências, tornando-se sujeitos autônomos na construção de suas aprendizagens. O objetivo deste trabalho consistiu em descrever um relato de experiência na perspectiva inclusiva do processo de alfabetização em uma turma dos Anos Iniciais de uma escola pública do município de Patos – PB. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva realizada em uma turma do 4° ano da escola CIEP II Anésio Leão/Miguel Motta, composta por 23 alunos, sendo dois da Educação Especial. A proposta da aula consistiu em realizar a leitura do texto “O mutirão da limpeza”, sendo dividida em quatro momentos distintos (preparação do ambiente para a experiência de leitura; organização dos alunos para o jogo do dado; escolha da palavra a ser lida e classificação; leitura do texto). Para a análise dos dados utilizou-se o relato de experiência da professora entrevistada e aplicação de um questionário semiestruturado que versavam sobre as práticas pedagógicas e das percepções da docente após a aula realizada. Mediante o relato de experiência da docente, pode-se considerar que essas atividades são sempre mais proveitosas e participativas auxiliando no processo de ensino-aprendizagem de cada criança; a turma é heterogênea no domínio da capacidade leitora, apresenta leitores fluentes, leitores de frases e leitores de palavras, porém um aluno não consegue ler; os alunos participaram com bastante entusiasmo, realizando a leitura e o estudo do texto com mais facilidade, uma vez que já tinham o conhecimento da leitura de cada palavra, o que ajudou na compreensão do texto. Em relação aos alunos com necessidades educacionais específicas, realizaram a atividade apresentando dificuldade na parte da leitura. Portanto, a inclusão é um desafio e o relato da experiência da professora revela-nos uma perspectiva de inclusão através da leitura no processo de alfabetização dos alunos no ambiente de ensino.

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