GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS À PSICOLOGIA

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Aline Daniele Hoepers

Resumo

Este estudo propõe discussões, a partir de um enfoque teórico, sobre a diversidade na escola, debruçando-se, especialmente, aos marcadores sociais de gênero e sexualidade. Objetiva criar reflexões quanto às questões apresentados à Psicologia no âmbito escolar e propor deslocamentos que possam colaborar com a construção de alternativas rumo a uma escola reconhecedora e favorecedora da diversidade. Para isso, elegeu-se, como método de investigação, o estudo teórico dos seguintes eixos fundamentais: marcos das políticas públicas educacionais relativas a gênero, sexualidade e diversidade; gênero e sexualidade como aspectos (que devem ser) transversais ao campo da educação; e desafios atuais à Psicologia no campo educacional. Concluiu-se que ainda ocorre a persistência da invisibilização, marginalização e normatização das diferenças no espaço escolar, refletindo processos de exclusão naturalizados na escola e no campo social mais amplo. Cabe, então, à Psicologia se implicar com a construção de saberes e práticas que cooperem com a concretização de uma escola democrática, acolhedora das diferenças.

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