EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE DO EDUCANDO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

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Cristiana Barcelos da Silva

Resumo

O trabalho de pesquisa teve como propósito a analisar os processos históricos da educação dos surdos, bem como compreender a trajetória educacional destes no contexto nacional e internacional. Partiu de uma reflexão em torno da acessibilidade no ensino superior regular. Neste sentido, discutiu a história, práticas adotadas ao longo dos anos, legislação e um recorte de uma realidade vivenciada no espaço acadêmico. De caráter qualitativo, o trabalho foi construído com base em dissertações, livros, legislações nacionais, documentos oficiais e questionário, assim sendo, autores como Gesser (2009) e Quadros; Karnopp (2004) estruturam o artigo através de suas intensas discussões sobre o meio acadêmico e o educando surdo. Por meio deste, foi possível compreender como o processo histórico da pessoa surda prejudicou e oprimiu por um longo período a aprendizagem e a liberdade do uso da língua de sinais. Ao comparar a relação entre instrumentos legais e realidade verificou que a legislação nacional que ampara o educando com deficiência, mas que em contrapartida a prática educacional é diferente do previsto na legislação, conforme o relato de educanda surda matriculada no curso de Pedagogia em uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Na investigação buscou-se analisar até que ponto a instituição  forneceu os meios necessários para a integração da acadêmica no ensino superior e a percepção dos docentes frente ao  desafio da inclusão. Portanto, a pesquisa evidenciou o quanto ainda faz-se necessário abrir discussões acerca da inclusão do educando surdo no ensino superior garantindo metodologias adequadas, equipamentos, o uso de sua língua materna (no caso do Brasil, a Libras), investir em meios para a acessibilidade e  socialização do educando surdo conforme preconiza a lei.

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