EDUCAÇÃO FINANCEIRA: GAMIFICAÇÃO PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Fabio Roberto Pierre

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de artefato baseado nos elementos e técnicas relacionadas ao processo de gamificação para a avaliação de conhecimentos sobre educação financeira. A escolha dos jogos educacionais ocorreu devido à necessidade de utilização de fundamentos que fazem parte do desenvolvimento e da realidade de jovens e crianças, trazendo engajamento para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a educação financeira vem sendo debatida no ambiente escolar como projeto de vida, conforme amparo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A cultura do uso consciente do dinheiro e dos serviços bancários precisa ser abordada cada vez mais cedo, em uma tentativa de contribuir com a redução do número de inadimplentes e do endividamento familiar constatados nos últimos anos. Através do método de pesquisa Design Science Research (DSR), um estudo teórico foi realizado para buscar a compreensão dos fundamentos relacionados a estes temas, objetivando entendimento e comprovação de que a construção de um artefato gamificado aumentaria a motivação dos participantes, demonstrando maior integração e interação, se comparadas a uma estratégia tradicional de ensino.

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