REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A SURDEZ NO IFRN - CAMPUS NATAL CENTRAL

Conteúdo do artigo principal

Mário Jorge Ferreira da Silva

Resumo

O presente escrito consiste em refletir sobre as práticas adotadas pelos docentes da disciplina de Geografia, em sala de aula regular, junto a alunos surdos, no IFRN, campus Natal Central. Trata-se de um recorte de um trabalho de conclusão de curso vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia, da mencionada instituição. Sob os moldes da pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, em conformidade com Gil (2002), e fundamentados nos estudos de Cordeiro e Oliveira (2011); Cavalcanti (2010); Monteiro, Silva e Ratner (2016); Sá (2006); e Mantoan (2003), dentre outros; pôde-se identificar que as principais barreiras enfrentadas por esses docentes  são a falta de conhecimento em Libras e, em consequência disso, a dificuldade na comunicação e na adaptação/adequação das aulas. E, para superar tais barreiras, foram utilizadas pelos docentes metodologias e recursos diversos, como mapas, imagens, atividades com figuras, internet, dentre outros; resultando na conclusão de que o ensino de Geografia que considere as especificidades do corpo discente, buscando recursos que viabilizem o acesso e a construção de conhecimentos geográficos contextualizados, e que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, se configura, para além de um cumprimento legal, como essencial para a formação de um cidadão crítico, politizado e reflexivo.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos