SABERES DOCENTES SOBRE A SURDEZ E O ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA REGULAR
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Resumo
O presente escrito trata-se de um recorte de um trabalho de conclusão de curso, vinculado ao curso de Licenciatura em Química do IFRN, e se propõe a refletir sobre os saberes dos docentes da disciplina de Química na rede estadual da cidade de Currais Novos-RN, a respeito do processo educacional inclusivo dos alunos com surdez. Com base nos ditames metodológicos da Pesquisa-ação, conforme estudos de Tripp (2005), sob uma perspectiva qualitativa, aplicou-se uma entrevista semiestruturada junto aos já mencionados docentes, como instrumento para construção de dados do presente estudo. De modo que, fundamentado nas concepções teóricas de Vygotsky (1997), Mantoan et al. (2010), Lacerda (1998) e Rodrigues e Quadros (2015), dentre outros, se pode concluir que a principal possibilidade para efetivação do Ensino de Química, sob uma perspectiva inclusiva, com foco nas pessoas com surdez, é capacitar professores, ofertando-lhes a possibilidade formativa de construção do conhecimento necessário, não apenas da língua de sinais, mas também sobre as especificidades da surdez e metodologias adequadas para esse público discente.