OS FUNDAMENTOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

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Irismar Aparecida do Nascimento

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é a exclusão da classe trabalhadora do espaço escolar, exclusão esta que se dá de duas formas: pela reprovação constante desses alunos e ainda pela evasão que ocorre quando os alunos abandonam a escola. A reprovação aqui pensada no sentido amplo, incorpora os valores e as atitudes das crianças oriundas da classe trabalhadora que muitas vezes são incompreendidas e segregadas no espaço escolar. A falta de identificação e pertencimento ao espaço de aprendizagem escolar, se constitui sobremaneira em um dos elementos da desmotivação, e na desistência dos estudos (PATTO, 2016). Por trás de tudo isso existe toda uma estrutura sistemática de manutenção da submissão da classe trabalhadora às classes dominantes. Uma educação emancipatória e uma psicologia crítica e social dispostas a pensar e buscar caminhos para superar o problema da evasão por condicionantes sociais, étnico-racial e de gênero é o que está proposto a se refletir neste trabalho. O presente estudo aborda de forma crítica a relação da psicologia com a educação, ambas as ciências estão preocupadas com o fenômeno da reprovação e evasão escolar que incide sobre as camadas populares. O objetivo é compreender a relação da psicologia com a educação na busca de explicar o fracasso escolar, e ainda discutir a relação do fracasso escolar com a sociedade de classes. A abordagem teórico-metodológica esclarece a função social da educação e procura refletir o tema da marginalidade e do fracasso escolar que ocorre majoritariamente sobre as camadas populares. Pensando também sobre a relação da desigualdade social e desigualdade educacional. É abordado sobre a psicologia dentro da instituição escolar procurando assim refletir sua relevância na educação. Neste texto apresenta-se os fundamentos da articulação entre a educação e a psicologia no contexto escolar, a relação entre a psicologia e a pedagogia é precedida pela busca em explicar os fenômenos de reprovação e não adequação das camadas populares na educação escolar. A psicologia é uma área complementar à educação, cabendo ao professor a tarefa de principal agente da relação ensino-aprendizagem.

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