AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é parte de pesquisa desenvolvida sobre a formação dos profissionais de Educação Física que trabalham com autismo. Para isso, foi preciso compilar e analisar a produção bibliográfica existente sobre o tema, especificamente sobre autismo, inclusão, formação profissional e atividades físicas destinadas aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresenta-se, portanto, um estudo teórico sobre o assunto, perpassando por fatos históricos até o momento atual em que a educação inclusiva se tornou uma realidade, mas que nem sempre ocorre conforme prevista, devido às condições de espaço físico, capacitação de profissionais, materiais, cumprimento da legislação, dentre outros. Na área de Educação Física isso não é diferente, e exige dos profissionais conhecimentos ampliados, mas também específicos, sobre o autismo e sobre as possibilidades de atividades físicas que contribuam no desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor dos indivíduos com TEA.