“SE ESSA RUA FOSSE MINHA”: TRILHAS URBANAS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM BELO HORIZONTE

Conteúdo do artigo principal

Natália Fernanda Sotero Silva

Resumo

A proposta do presente artigo é apresentar o projeto de pesquisa “Se essa rua fosse minha”: o mapeamento dos espaços de memória de uma cidade educadora a partir das relações étnico-raciais. Desenvolvido no âmbito do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE/Camapus BH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o projeto pretende efetuar o mapeamento dos espaços de memória, na cidade de Belo Horizonte, a partir da perspectiva educacional da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Para tal, alicerça-se em conceitos teóricos como lugar de memória e alfabetização histórica e cartográfica. Neste ínterim, o projeto também se insere no hall dos estudos sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro, por ter como objeto bens de natureza material ou imaterial que fazem referência à identidade, à ação e à memória de um dos principais grupos formadores da sociedade brasileira: a população negra.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos