GRANDEZAS, MEDIDAS E GEOMETRIA: UMA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA ABORDADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO PROEJA DA REDE FEDERAL

Conteúdo do artigo principal

Nicolle de Carvalho Ribeiro

Resumo

A importância da Sequência Didática (SD) na matemática traz, através de atividades, uma avaliação formativa e regular do conhecimento construído e da formação do saber. O papel social de educar para a cidadania, a vida democrática e o ensino de Matemática não podem se restringir ao conhecimento dos conteúdos conceituais e procedimentais da área. Objetivou-se neste trabalho, elaborar e aplicar uma (SD) com atividades que contemplem conceitos de área e perímetro, interligando a aspectos geométricos para os alunos do PROEJA. A metodologia utilizada nessa pesquisa teve caráter de estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação, com caráter descritivo, com oito estudantes do PROEJA do curso Técnico de Administração de uma Instituição pública, Campus Irecê, Rio Grande do Norte, dividida em três etapas: verificação diagnóstica, aplicação da SD e verificação de resultados. A SD composta pelos conceitos envolvendo Grandezas e Medidas, Números e Geometria, sendo estruturada para cinco dias discutindo atividades sobre Grandezas e Medidas no contexto diário, com aplicação de materiais manipulativos, que abordou a definição de figuras geométricas com foco nos conhecimentos de área e perímetro de figuras planas. Os resultados indicaram que a aplicação de atividades que priorizaram à construção do saber matemático com diferentes níveis hierárquicos de conceitos, priorizando a interação e a práticas com uso de instrumentos de medidas, a ludicidade e o dinamismo permitiu que a maioria dos alunos internalizasse os conceitos de área e perímetro. No entanto, duas alunas apresentaram dificuldades nas atividades por falta de interesse, desatenção ou desconhecimento, apresentando muita dificuldade na utilizar de instrumentos de medidas e conduzir o somatório para obtenção do perímetro. Conforme as observações levantadas, torna-se evidente que a SD foi um meio de estabelecer o vínculo da matemática com os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ao interligar conceitos de anos anteriores e proporcionar a compreensão da formação do saber. Consoante aos registros acompanhados, torna-se relevante conduzir estudos futuros de ampliação desta pesquisa para atingir novas habilidade da BNCC voltado ao ensino médio, em especial para a modalidade EJA.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos