DESIGUALDADES SOCIAIS NAS VIVÊNCIAS SOCIOEDUCACIONAIS E NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA DE IMPERATRIZ
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Resumo
Este trabalho analisa os reflexos das desigualdades sociais no âmbito escolar, no que diz respeito as formas de convivência e de desempenho educacional, tendo como objeto de estudo alunos participantes do Programa de Assistência Estudantil Primária do Instituto Federal do Maranhão, de Imperatriz. O estudo tem como base uma discussão teórica sobre as relações históricas e estruturais entre educação, pobreza e desigualdade social no Brasil e a forma como se planeja e executa as políticas educacionais, considerando a importância destas no enfrentamento das desigualdades sociais. O método usado na pesquisa é qualitativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos (as) bolsistas do campus de Imperatriz que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme determina a Política de Assistência Estudantil do IFMA. O estudo engloba estudantes entre 15 e 18 anos, sendo que o objetivo é identificar como a situação socioeconômica tem impacto em dois processos: no modo como eles interagem com os colegas no âmbito do instituto e como se dá o acompanhamento das aulas e os rendimentos acadêmicos. Os resultados mostram que para os alunos participantes da pesquisa, a formação de grupos de amizade não é influenciada diretamente pela situação socioeconômica dos discentes, porém esta afeta em vários aspectos nos rendimentos e desempenhos acadêmicos de muitos dos estudantes que são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.