DESIGUALDADES SOCIAIS NAS VIVÊNCIAS SOCIOEDUCACIONAIS E NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO NO IFMA DE IMPERATRIZ

Conteúdo do artigo principal

Elidiane Muniz da Silva

Resumo

Este trabalho analisa os reflexos das desigualdades sociais no âmbito escolar, no que diz respeito as formas de convivência e de desempenho educacional, tendo como objeto de estudo alunos participantes do Programa de Assistência Estudantil Primária do Instituto Federal do Maranhão, de Imperatriz. O estudo tem como base uma discussão teórica sobre as relações históricas e estruturais entre educação, pobreza e desigualdade social no Brasil e a forma como se planeja e executa as políticas educacionais, considerando a importância destas no enfrentamento das desigualdades sociais. O método usado na pesquisa é qualitativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos (as) bolsistas do campus de Imperatriz que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme determina a Política de Assistência Estudantil do IFMA. O estudo engloba estudantes entre 15 e 18 anos, sendo que o objetivo é identificar como a situação socioeconômica tem impacto em dois processos: no modo como eles interagem com os colegas no âmbito do instituto e como se dá o acompanhamento das aulas e os rendimentos acadêmicos. Os resultados  mostram que para os alunos participantes da pesquisa, a formação de grupos de amizade não é influenciada diretamente pela situação socioeconômica dos discentes, porém esta afeta em vários aspectos nos rendimentos e desempenhos acadêmicos de muitos dos estudantes que são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos