DIÁLOGOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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André Andrade da Silva

Resumo

A formação continuada de professores consiste em um mecanismo de qualificação, em que profissionais buscam por formação para atender demandas provenientes da própria experiência profissional. Este tipo de qualificação em serviço foi institucionalizado com a criação do Plano Nacional de Educação (PNE), se tornando um grande marco para as políticas públicas educacionais brasileiras. Sendo assim, o professor é considerado um ator de suma importância no contexto escolar e no processo de ensino e da aprendizagem, pois está em contato direto com os estudantes, constituindo-se do meio de transmissão do conhecimento, além de ser o facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Este manuscrito aborda, questionamentos na área de formação continuada de professores, para atuar na educação inclusiva, tem como objetivo geral: Conhecer as práticas e processos formativos dos educadores que atuam nas salas de aula de Atendimento Educacional Especializado. Objetivando especificamente: 1 -Estudar acerca da formação de professor na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como analisar os impactos da formação continuada de professores no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado dos estudantes das sala de AEE e 2- descrever os direitos das pessoas com deficiência. Tem como questionamento que norteia esta investigação: Qual a relevância das práticas e processos formativos de educadores para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado dos estudantes das salas de aula de Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Adota-se perspectiva metodológica de pesquisa bibliográfica e documental, as fontes principais de informação são legislações pertinentes, dados e informes publicados em sites e portais. As etapas foram: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, análise textual interpretativa e problematização. Encontra-se estruturado em subtópicos que discorrem acerca da temática.  Ressalta-se que a formação continuada de professores contribui de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, cujo objetivo entre outros, é facilitar as capacidades reflexivas sobre a própria prática docente elevando-a a uma consciência coletiva e assim aplicando a sua pratica didática de forma a contribuir com o processo de ensino e aprendizado dos estudantes da Sala de Atendimento Educacional Especializado

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