OFICINA DO BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA WALDORF NO MICROCOSMO DE ITAPETININGA-SP

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Raquel Cardozo Paiva

Resumo

A Pedagogia Waldorf é uma metodologia de ensino que concebe o indivíduo em suas dimensões física, anímica e espiritual, e utiliza a Arte como principal ferramenta para a sua prática educativa, sobretudo para o desenvolvimento da afetividade, e do que é espiritual e não apenas cognitivo no ser humano. Se vale de um ambiente educacional, cultural e social, fomentador, estimulador e propiciador de espaços de exploração da liberdade, onde é proporcionada a oportunidade de conexão do ser com a sua essência, habilidades e qualidades inatas, para que nessa experiência de integração entre eu/ mundo, este possa se auto constituir como expressão, na vida, do ser multifacetado nele desperto. Para tanto, ressalta-se a importância do preparo e qualificação do professor(a) Waldorf enquanto tutor(a) de seus educandos(as), para edificar discentes sadios na sua totalidade e no meio em que vivem, aptos para o exercício da cidadania, paz, e do respeito à coletividade. Nesse sentido, o presente trabalho acompanha o relato da experiência do “Projeto Oficina do Brincar Waldorf”, realizado em Itapetininga, São Paulo. O objetivo desta oficina foi a adesão e a integração de crianças da comunidade a essa metodologia durante o período pandêmico. Dessa forma, esperou-se analisar os efeitos e resultados da Pedagogia Waldorf (pintura, contação de história, roda de ciranda, alimentação baseada na Antroposofia, etc.) sobre essas crianças, bem como a interação entre o grupo regular e o grupo do projeto. Em suma, buscou-se analisar os eventos significativos decorrentes dessa experiência tanto para a comunidade como para a escola.

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