REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: EM BUSCA DO ENTENDIMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR
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Resumo
O presente estudo que tem como objetivo empreender discussões sobre as redes e tessituras da formação docente por meio de pistas, sinais e indícios ao analisar o processo da elaboração de representações nas dimensões do pensar e agir de professores do ensino fundamental, uma vez que, as demandas sociais provenientes de fenômenos educativos emergentes, fazem emergir a necessidade do entendimento de formação docente mediante ao cotidiano escolar. Diante disso, justifica-se a escolha da Teoria das Representações Sociais, para tecer diálogos teóricos, em virtude da inferência feita sobre essa teoria, que leva a concluir que existem contribuições da mesma para a reflexão de professores como forma de fazê-lo avançar na valorização dos saberes e práticas cotidianas. Destarte, além de possibilitar a reflexão de práticas pedagógicas, reconhecer o senso comum como um saber que possui valor explicativo sobre a realidade, confirma sua capacidade de orientar as práticas pedagógicas. Para tanto, foram adotados procedimentos metodológicos como: pesquisas exploratórias e descritivas compostas de leitura e revisão bibliográfica. Aponta-se a necessidade de discussões sobre processos formativos de professores que contemplem o cotidiano, pautadas assim em uma metodologia qualitativa de pesquisa voltada para o cotidiano vivido, assentada em aspectos teóricos, político, epistemológico e metodológico da pesquisa e da formação de professores.