A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR CUNHA MELLO – MANAUS (AM)
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Resumo
Verifica-se que para o processo de ensino-aprendizagem, de modo geral, é extremamente importante a indissociação entre a teoria e prática quando se fala em educação. É notável que, no ensino do Componente Curricular de Ciências, muitas vezes há uma dificuldade dos discentes em realizar uma conexão em relação a teoria fazendo que se perceba nitidamente o distanciamento contextual acerca da realidade a qual estão inseridos, o que justifica a dificuldade da construção de conhecimento efetivo em relação ao Componente Curricular de Ciências ao longo do Ensino Fundamental como um todo. Contudo, estas dificuldades podem ser sanadas a partir da prática, considerando principalmente a realidade da escola pública no Brasil. O uso de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem representa uma alternativa para que o educando faça a experimentação do conteúdo, e desta forma, possibilitando relacioná-lo à prática, sendo possível a verificação das dificuldades para a efetivação de tal trabalho, bem como os benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a presente pesquisa propõem-se a enfatizar que o ensino deve estar pautado em um formato que possibilite a interpretação teórico-prática dos conteúdos de modo a propiciar aos discentes a investigação científica e empírica, a análise e interpretação dos dados e a consequente ampliação e entendimento dos conteúdos, mas isso visando a constituição de indivíduos críticos-reflexivos. Isto posto, pretende-se aqui examinar o uso de metodologias diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem do Componente Curricular de Ciências, dos educandos na Escola Estadual Senador Cunha Mello, do município de Manaus – AM, com ênfase nos objetivos estabelecidos na legislação educacional brasileira.