DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELAÇÕES DE DOCENTES COM SEUS SABERES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os docentes das instituições de nível superior precisam definir seus objetivos educacionais, o que significa terem clareza do perfil de profissional a ser formado. Partiu-se do entendimento de que a identidade docente está sempre em construção e considerou-se necessário refletir sobre o ensino e a formação nas instituições formadoras. Diante desse entendimento realizou-se uma pesquisa coletiva com o objetivo de compreender as relações de professores com seus saberes em suas concepções de docência e formação profissional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa coletiva com professores de três instituições de ensino superior do Estado da Bahia, uma pública e duas de natureza privada. Optou-se pela a abordagem qualitativa para analisar o conteúdo (BARDIN, 2002) de uma entrevista semiestruturada. As narrativas indicam que os saberes disciplinares ainda são considerados os com mais validade no processo de ensino e aprendizagem. As concepções de docência e formação profissional apontam um distanciamento da formação acadêmica das novas demandas educativas contemporâneas. Ademais, as narrativas indicam, também, falta de clareza entre intenções formativas e atos na prática educativa. As descobertas da pesquisa sinalizam para a aquisição de formação pedagógica e problematização das próprias práticas.