A PERFORMANCE NA ESCOLA

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Gilvani José Bortoluzzi

Resumo

O presente artigo discutirá a criação de Performances através de uma oficina teatral no Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, da Escola Antônio Alves Ramos – Patronato no município de Santa Maria/RS. Essa imersão no Centro Social e Cultural fez parte da disciplina de Prática Educacional em Teatro III – Teatro e Juventudes, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Isto oportunizou que os adolescentes do Centro Social e Cultural tenham um primeiro contato com a prática teatral, ao mesmo tempo os subsídios para a criação de Performances. Para embasar este percurso teórico-prático, os textos da pedagoga norte-americana Viola Spolin e do ator, diretor e pedagogo russo Constantin Stanislávski entram em cena. Quem também embasou teoricamente o trabalho no que tange a Performance foi a pesquisadora Diana Taylor entre outros. Atualmente a aprendizagem escolar urge que sejam implementadas novas formas de ensino. A partir disso, o estudo da disciplina de artes na escola oportuniza que crianças/adolescentes tenham um primeiro contato com a arte teatral – mesmo que não se envolvam profissionalmente com o mundo artístico – mas que possam desenvolver a ética e o respeito entre si.

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