PERCEPÇÃO DOS DISCENTES ACERCA DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR OFERTADO POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
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Resumo
A qualidade do serviço educacional é um ponto de extrema importância para a sociedade. Frente aos inúmeros desafios, visando diminuir os danos causados à comunidade acadêmica nos últimos anos pelo cenário da pandemia de Covid-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisaram criar políticas para enfrentar o isolamento social, além de reduzir a desigualdade digital, além de garantir acesso ao ensino remoto a todos os discentes. O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos estudantes a respeito da qualidade do ensino público oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este estudo expõe o resultado de uma pesquisa, de abordagem quantitativa, que buscou compreender a qualidade do ensino ofertado pela UFSM. Assim, utilizou uma coleta de dados extraída da própria instituição, a fim de avaliar a qualidade da oferta no decorrer do segundo semestre de 2021, foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas e aplicação de frequência descritiva juntamente com tabulações cruzadas. O resultado evidenciou que a avaliação do ensino ofertada pela universidade foi positiva, pois os discentes conseguiram estabelecer a relação entre a qualidade de ensino, estratégia de ensino, conteúdos abordados, interatividade e o processo de ensino aprendizagem, nas mais diversas dimensões, verificando a percepção dos alunos, e a contribuição para um melhor planejamento e desempenho acadêmico.