CONVERSANDO SOBRE DIVISÃO: MATEMÁTICA E FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Alves Torres

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência desenvolvida por meio da vivência de uma intervenção pedagógica que utilizou um vídeo educativo associado ao storytelling, elaborado por duas discentes do curso de Licenciatura em Matemática durante a disciplina de Prática Profissional VII, que apresenta tecnologias educacionais voltadas para o ensino de Matemática. Essa atividade foi desenvolvida em uma turma do 6° do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município Petrolina-PE. O vídeo foi composto por 15 cenas, que associam o conteúdo de divisão ao tema Figurinhas da Copa do Mundo 2022.  As cenas foram elaboradas separadamente no software VideoScribe, primeiro, foi realizado o download de cada uma delas e foram unidas no aplicativo CapCut, utilizado para edição de vídeos. Ao longo da aplicação, foram realizados questionamentos em alguns momentos específicos em que o vídeo era pausado, para que os estudantes registrassem suas respostas, oportunizando a análise dos resultados posteriormente. Em uma perspectiva geral, o professor da turma concordou que o vídeo tem capacidade para atender às necessidades dos usuários, tem qualidade técnica, potencial pedagógico e o tempo é adequado, constatando que a ferramenta produzida estava propícia para explanação do conteúdo. A proposta possibilitou aos estudantes da Educação Básica, o contato com metodologias inovadoras, o que refletiu o entusiasmo e a participação ativa durante toda a aplicação. Dessa forma, compreende-se que o uso do storytelling favoreceu à construção do conceito de divisão na turma em que foi aplicado.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos