ENSINO DE FRAÇÃO EM TURMAS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Raquel Rita de Macedo

Resumo

O estágio supervisionado é essencial para a formação de docentes, pois permite que os discentes relacionem os conhecimentos adquiridos durante a graduação com a prática educativa. Por meio do contato direto com a sala de aula, os estudantes se aperfeiçoam, preparando-se assim, para suas carreiras profissionais. O papel do docente na sociedade é fundamental, pois influencia diretamente na educação. Esse artigo mostra o relato de três discentes do curso de Licenciatura em Matemática na vivência do Estágio Supervisionado I, os quais tiveram enfoque no ensino de frações em turmas de 6º e 7º ano. Durante o estágio desses discentes, notou-se que o conteúdo trabalhado ainda enfrenta dificuldades para promover uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes, visto isso foram desenvolvidas e aplicadas atividades envolvendo frações de denominadores iguais e diferentes; representação na reta numérica; conversão de porcentagem para forma decimal, assim também como o processo inverso; identificação de frações na forma geométrica e representação na forma decimal. Em alguns casos, para contextualizar o ensino de frações, foram utilizados materiais concretos para instigar a manipulação dos estudantes. 

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