PERCURSOS NARRATIVOS DE UMA PROFESSORA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

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Elisabete Joaquina da Silva

Resumo

No contexto atual urge a necessidade de incluir uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) no cotidiano das pessoas. A sociedade hiperconectada exige uma nova postura, e na educação isso não é diferente visto que com o passar dos anos cada vez mais os alunos estão mais próximos e desenvolvendo maiores habilidades no uso de instrumentos tecnológicos. Além disso, diante do processo pandêmico que o mundo vivenciou nos últimos dois anos, período em que o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares foi viabilizado mediante o uso das tecnologias digitais revelou o quanto os profissionais na área de educação precisam se reinventar para acompanhar as demandas educacionais, sociais, culturais à nível global. Nesse sentido, estes profissionais se viram na urgência de desenvolver metodologias de ensino que englobassem as tecnologias digitais nos processos educacionais, a princípio totalmente remoto, mas com o passar do tempo estas ferramentas precisaram ser incluídas nas atividades pedagógicas em sala de aula visando elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares. Diante desta realidade, esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado por uma professora com o uso das TDIC’s em sala de aula do Ensino Fundamental II de uma escola pública na cidade do Recife (PE). A referida experiência foi vivência no segundo semestre do ano de 2022 e teve a participação de estudantes do ensino fundamental. Os resultados obtidos mediante a experiência vivenciada revelam que o cenário escolar contemporâneo se apresenta bastante desafiador visto que, as propostas pedagógicas de ensino do professor devem estar embasadas e/ou devem fazer uso de ferramentas tecnológicas que sejam atrativas para os alunos e que estimulem e os motivem na busca do conhecimento mediado pelas ferramentas digitais. Revelou também que o papel a ser desempenhado pelo professor em sala de aula está para além de simplesmente garantir o acesso dos alunos ao uso das tecnologias digitais uma vez que devem, principalmente, viabilizar a aprendizagem dos conteúdos escolares. Por fim, a partir da experiência vivenciada é possível perceber que o professor deve fazer um bom planejamento de ensino que, além de promover a aprendizagem dos estudantes, permita também que os alunos façam uso dos recursos tecnológicos de forma adequada garantindo seu bom desempenho na aprendizagem dos conteúdos escolares.

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