OS IMPACTOS DA AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

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Isadora Raupp Teixeira

Resumo

A Educação Física na Educação Infantil no período de 0 a 3 anos, nos Centros Educacionais Infantis não é uma disciplina obrigatória. Porém, pode ser escolha do município incluí-la no currículo, o que contribuirá de forma positiva para o desenvolvimento integral das crianças. Neste sentido, este estudo tem como objetivo compreender os impactos da ausência da disciplina de Educação Física nos Centros de Educação Infantil em uma cidade do Extremo Sul Catarinense. A pesquisa foi bibliográfica sendo selecionados os artigos, teses e dissertações publicados até 2022. As bases de dados para pesquisa foram: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scielo (Scientific Electronic Library Online e Google Acadêmico. Os resultados foram expressos em quatro categorias: A importância da Educação Física; Formação inicial dos professores; As práticas corporais na Educação Física e Legislação. Os estudos evidenciam que a Educação Física é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mesmo que a formação inicial talvez ainda não aprofunde os conhecimentos acerca da educação infantil, os professores conseguem realizar o trabalho. Os jogos e brincadeiras e a ludicidade fazem parte da formação do ser humano, sendo que a falta dessas práticas corporais pode contribuir negativamente no desenvolvimento infantil. Além disso, verifica-se que é possível, por meio da legislação, efetivar a disciplina de Educação Física no currículo das escolas municipais. Novos estudos, acerca da temática, precisam ser realizados.

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