O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO LÚDICO PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo

É no meio da atmosfera escolar que os estudantes iniciam o aprendizado formal da escrita e leitura, mas, para isso, é preciso que o professor promova estratégias que despertem no estudante o interesse em aprender. O lúdico tem grande importância no processo ensino e aprendizagem. Além disso, o brincar viabiliza que as crianças desenvolvam habilidades de forma natural. Desenvolver atividades lúdicas em sala de aula como recurso pedagógico pode minimizar os problemas de aprendizagem na fase de formação inicial da criança e o uso de tecnologias digitais quando bem planejado pode ser concebida como uma estratégia pedagógica lúdica que pode elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho visa apresentar uma discussão teórica sobre possibilidades do uso das tecnologias digitais como ferramenta lúdica no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares na educação infantil. Esse estudo diz respeito a uma pesquisa de revisão teórica de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Foram consultados textos disponibilizados no google acadêmico e publicados no período de 2012 à 2022. Os descritores utilizados na consulta dos textos foram: “educação infantil”, “lúdico”, “tecnologias digitais”, “aprendizagem”. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que o uso de recursos tecnológicos e digitais enquanto possibilidades lúdicas para a realização de atividades didáticas e pedagógicas na educação infantil são influenciadas por aspectos, tais como, dificuldades por parte do professor concernente o uso de ferramentas tecnologias e digitais, salas de aula sem infraestrutura tecnológica adequada, limitação no acesso à internet, falta de formação lúdica do professor para relacionar o trabalho da ludicidade com as tecnologias digitais, dentre outros. Conforme apresentado pelos teóricos consultados, na educação infantil, é imprescindível que o professor faça uso da ludicidade visando elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e o uso de ferramentas tecnológicas e digitais pode ser considerado uma possibilidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas na perspectiva da ludicidade quando o professor faz o bom planejamento didático. Algumas das possibilidades são o uso da realidade aumenta no estudo de objetivos, formas, nomeação de objetos, cores, animais, dentre outros; uso de site educativos; softwares; criação e edição de textos, enfim, são diversas alternativas e quanto mais se busca e estuda, mais amplo torna-se o leque de possibilidades de estratégias de ensino que podem ser planejados pelo professor. Por fim, é possível perceber que os recursos tecnológicos e digitais podem ser utilizados de forma lúdica nas atividades pedagógicas na educação infantil. Todavia, é importante que o professor faça um bom planejamento de como essas atividades serão realizadas e qual será o objetivo pedagógico envolvido o qual viabilizará a apreensão dos conteúdos escolares.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos