POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Conteúdo do artigo principal

Wanderson Cabral da Silva

Resumo

A era tecnológica dispôs de uma série de transformações na sociedade, alterando formas de convívio, comportamentos, hábitos culturais, dentre outros. O uso das diversas tecnologias trouxe facilidades no convívio humano e se esses hábitos transformaram o ambiente social, também influenciam em mudanças que ocorrem dentro do espaço escolar influenciando de modo direto e/ou indireto no comportamento da comunidade escolar e, por isso, às vezes, pode ser necessário algumas adequações tanto no contexto discente, quanto na prática pedagógica docente. Diante desta realidade, o presente trabalho consiste em apresentar uma discussão teórica sobre alguns dos principais desafios e possibilidades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas relacionado ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares. Com o intuito de levantar dados e discutir sobre o uso das tecnologias digitais no contexto educacional foi realizada uma pesquisa teórica que desse embasamento sobre o tema em questão. Sendo assim, este estudo viabilizou uma breve discussão sobre as diversas possibilidades e desafios relacionados ao uso de tecnologias digitais aplicadas a educação e associadas com as práticas pedagógicas que podem contribuir na construção e disseminação do conhecimento. Foram consultados textos disponibilizados no google acadêmico e publicados no período de 2013 à 2022. Os descritores utilizados na consulta dos textos foram: “tecnologias na educação”, “desafios educacionais na era digital”, “tecnologia e prática docente”, “ensino híbrido”, e, TIC’s na educação”. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram que, para muitos professores é desafiador, no contexto escolar contemporâneo, fazer uso de ferramentas tecnológicas, devido a fatores, tais como: falta de preparo profissional sobre como utilizar as ferramentas digitais; persistência de muitos profissionais em métodos mais tradicionais com o temor de ser substituído pela tecnologia; falta de infraestrutura adequada que dê condições ideais de acesso a essas tecnologias a todos os envolvidos no processo educativo; dentre outros. Por outro lado, nesta pesquisa também foi possível perceber que, apesar de alguns professores não serem familiarizados em realizar atividades pedagógicas, em sala de aula, com o uso de tecnologias digitais, procuram sempre se reinventar e passaram a inserir em suas atividades de ensino uso de tais ferramentas e, em consequência disto, tem obtido bons resultados na mediação do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, com a realização desta pesquisa foi constatadoque apesar de muitos desafios enfrentados por professores relacionado ao uso de tecnologias digitais, é nítido que o processo educativo evolui e que os discentes podem ter um caminho de possibilidades de aprendizagem bem maior quando os professores fazem ajustes em sua metodologia de ensino mediante o uso destas ferramentas tecnológicas.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos