ROBÓTICA EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE INVESTIGAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Dalva de Oliveira Ferraz

Resumo

A contribuição da criação deste artigo foi como parte da coleta de dados da pesquisa em andamento e aprovada pelo Código de Ética e Pesquisa do Estado do Espírito Santo, Parecer nº 5.684.152, cujo tema é “Robótica educacional para formação de professores do curso técnico em agropecuária”.  Trata-se de uma pesquisa ligada ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Neste artigo, buscou-se identificar em trabalhos relacionados à temática Robótica educacional (RE), se há alguma proposta de formação de professores para o curso técnico em agropecuária. Para a prática pedagógica em agropecuária, a robótica pode ser uma excelente estratégia para consolidar conceitos trabalhados pelos docentes. Foi feita uma busca de trabalhos evolvendo a temática robótica educacional. Realizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, na base de dados de acesso aberto Google Scholar, utilizando-se da estratégia de busca expandida tendo como delimitação da busca: critérios de exclusão - patentes e citações, recorte temporal - período de 2010 a 2021. Até o período pesquisado não se encontrou nenhuma proposta de uso da RE para formação de professores em um curso técnico em agropecuária. Ainda, neste trabalho fez-se alguns apontamentos teóricos acerca da utilização da RE no contexto escolar. Com este trabalho de pesquisa, a falta de proposta do uso da RE para formação técnica em agropecuária, ficou evidenciada. 

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos