QUANDO O ARTÍSTICO-CULTURAL DIALOGA COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Débora da Silva Brito

Resumo

Quando a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é trabalhada com a utilização de recursos audiovisuais de ensino mediados pela arte, proporciona-se um diálogo interdisciplinar entre a área de Linguagem e suas Tecnologias. A partir da criação destes instrumentos, busca-se estimular a união entre arte e ciências/biologia afim de que possam surgir ou aperfeiçoar habilidades para criação artística, e utilização de softwares que colaborem com o processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas. É essencial que ocorra essas intervenções artístico-culturais na sala de aula, para incitar senso crítico aos envolvidos, gerando criatividade, inovação e consequentemente aprendizagem. Esta pesquisa tem caráter quali-quantitativo, e descritivo-exploratório e além disso conta com um relato pessoal sobre a criação de vídeos através do Projeto Artístico-Cultural “Quem canta seus males espanta: ensinando ciências e biologia por meio da arte”, visando a análise e reflexão sobre a elaboração de recursos audiovisuais de ensino em tempos pandêmicos mediados pela publicação na rede social, Instagram, uma vez que, o ensino era totalmente online. Foram analisados os engajamentos dos vídeos de acordo com seu tipo de linguagem artística: música, dança, teatro, prosa, pintura e desenho, todos feitos com foco em um tema diferente da matéria de ciências e biologia. Diante disto, a parceria proporcionada entre a interdisciplinaridade levou ao público-alvo conceito, coesão e aclamação pelas redes sociais, sendo este um meio de transmissão propício para o estímulo de conhecimento e produção de conteúdo das disciplinas.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos