O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO COM FOCO NO ENSINO MÉDIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem em Matemática na contemporaneidade, se constitui como um dos grandes desafios da Educação Básica devido ao desinteresse dos estudantes na aula, em sua maioria, relacionado às dificuldades de aprendizagem e as estratégias metodológicas utilizadas. Com isso, observa-se que os professores procuram sempre inovar a fim de promover e despertar o interesse dos estudantes na elaboração dos conceitos. Compreende-se que o processo de aprendizagem pode se dar de diferentes formas. As metodologias ativas de aprendizagem e as tecnologias digitais correspondem a estratégias de ensino centradas na participação ativa dos estudantes, com ampliação dos espaços de estudo e discussões que aumentam a atratividade sobre os conceitos estudados. Nesse sentido, investigar sobre as metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais e, se estas são utilizadas pelos docentes no Ensino Médio, nas diferentes áreas de formação do estudante, motivou a presente pesquisa. Assim, definiu-se como objetivo da pesquisa: Analisar a prática pedagógica de docentes no ensino de Matemática e nas demais áreas de formação do estudante no Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Criciúma/SC, com o uso de metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais. O objetivo é alcançado por meio da aplicação de um formulário composto por perguntas de múltipla escolha e dissertativas. A pesquisa foi realizada com os professores em 2022. Após a coleta e análise de dados, constatou-se que os docentes entrevistados conhecem as metodologias ativas e fazem uso em suas aulas. As tecnologias digitais são utilizadas de acordo com a disponibilidade das escolas onde atuam. E, reconhecem a necessidade de um novo modelo educacional a partir das dificuldades observadas em sala de aula.