FAMÍLIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO À MARGEM

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Patrícia Berlini Alves Ferreira

Resumo

Esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa em uma escola pública, de Porto Velho/RO, cujo objetivo foi o de analisar e refletir sobre a relação entre a família e a escola à margem da desigualdade social. A principal preocupação desse estudo foi a de buscar respostas ao seguinte questionamento: como acontece a relação entre a família e a escola na atualidade? Coletou-se dados de entrevistas com a equipe pedagógica de uma escola de Porto Velho/RO assim como das famílias das crianças que estudam nessa escola. Ainda, preparou-se uma roda de conversa junto a equipe pedagógica por meio dos dados coletados nos relatos. A partir dessa investigação, foi possível perceber as dificuldades tanto da escola quanto de algumas famílias na relação entre família e escola e que essa parceria acontece parcialmente por causa de uma relação que está à margem da desigualdade. Por isso, a importância de a escola criar meios para estreitar os laços com as famílias, além de não se colocar em uma posição cuja neutralidade implica nessa proximidade uma vez que, enquanto escola, é essencial que sejam oportunizadas atividades que influenciem nessa relação e, assim, contribua com a educação e com o processo de ensino e aprendizagem.

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