ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE OS ESTUDOS DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES EM PROL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Adelson da Costa Ribeiro

Resumo

O estudo da Percepção Ambiental (PA) sempre se apresenta de forma múltipla, ao ponto de ser considerada sinônimo de representação, concepção ou consciência ambiental. Todavia, os termos parecem estar sempre em dissonância em relação à proposta de alguns estudos. O problema levantado neste texto é saber: o termo percepção ambiental consegue avaliar este fato/fenômeno com toda complexidade dos saberes ambientais da atualidade? Para a análise, realizou-se uma pesquisa teórica com características bibliográficas com a intenção de identificar as correntes que fundamentam, aproximam e distanciam estes termos. Os resultados demonstram diferenças importantes entre percepção, representação, concepção e consciência ambiental. Ao final, conclui-se que não se tem um único termo adequado, mas foi possível entender que existe um nivelamento entre os termos até a formação da consciência ambiental. Sendo esta, o estágio mais amplo, pois, permite identificar as múltiplas determinações sociais na relação do ser humano com o meio ambiente e do homem consigo mesmo. Através do estudo do nível de consciência ambiental de alunos, pode-se propor melhorias e tornar mais assertivas as estratégias da Educação Ambiental (EA) na formação de cidadãos mais ambientalmente sustentáveis e conscientes.

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