USO DO FLIPPED CLASSROOM ASSOCIADO A TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA HUMANA

Conteúdo do artigo principal

Aline Donato de Oliveira Trancoso

Resumo

O processo educacional vem sofrendo transformações devido à popularização do acesso à internet que facilitou a acessibilidade e maior rapidez da difusão do conhecimento e do desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o ensino. Com intuito de melhorar o processo educacional, algumas áreas do conhecimento utilizam essas novas tecnologias, como a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), para apoiar à educação presencial. O objetivo deste trabalho foi elaborar um AVA para a disciplina de embriologia; aplicar nesta disciplina o método de ensino flipped classroom; e avaliar o impacto deste novo método de ensino no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Método: O conteúdo de embriologia dividido em tópicos foi disponibilizado no AVA na forma de videoaulas, quizzes, simulados e testes. Antes de cada aula presencial, os alunos precisavam assistir a videoaulas e realizar testes. E durante a aula, os professores discutiram o conteúdo abordado na videoaula através de animações e ilustrações. Após a aula os alunos precisavam realizar quizzes, questionários e provas no papel (tradicionais) e no computador (on-line). Os alunos apresentaram maiores notas nos testes realizados após as videoaulas, mas não houve diferença entre a média de notas nas provas on-line e tradicional. Houve uma correlação positiva entre a nota na prova on-line e o número de acessos as videoaulas, quizzes e simulados. A maioria dos participantes aprovaram os materiais didáticos on-line e a metodologia de ensino. Em conclusão, a implementação destes novos métodos de educação com mediação tecnológica forneceu meios para melhorar o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de embriologia para o curso de enfermagem.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos