INCLUSÃO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA
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Resumo
Esse trabalho teve como objetivo verificar quais são as percepções e desafios enfrentados pelos professores que atuam em turmas da Educação Básica da Paraíba a respeito à Educação Inclusiva. Ancorados nos estudos de Mesquita (2004); Kassar (2012), Souto (2014, p. 293), dentre outros. A mesma possui abordagem qualitativa, e o público alvo contou com a participação de 18 docentes que atuam em turmas do Ensino Médio de diferentes escolas do Estado da Paraíba. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um questionário, o composto por cinco questões, das quais duas objetivas e três questões eram subjetivas. Para análise dos questionários, foi feita a interpretação das respostas fornecidas ao instrumento de coleta de dados, bem como, de transcrições fieis das falas que foram colocadas pelos participantes da pesquisa, apresentação de Figuras e também da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos com a realização da pesquisa, é possível constatar que os desafios encontrados pelos professores respondentes do questionário que os desafios encontrados são diversos, dentre eles a falta de capacitação, a forma de adaptar a metodologia de ensino adequada, entre outras.