O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL: O CASO DOS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

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Letícia Keroly Bezerra Alexandrino

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir do discurso dos personagens da Turma da Mônica, o processo de Inclusão Social entre crianças e adolescentes por meio de Histórias em Quadrinho. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo, elaborado em três períodos. O primeiro se referiu a seleção bibliográfica a partir da base de dados Google Acadêmico e Periódico CAPES. O segundo período se destinou a seleção de edições de Revistas da Turma da Mônica que tinham como foco o tema de inclusão social. O terceiro período foi destinado a análise crítica da edição intitulada de “Acessibilidade” da coleção de Revistas Especiais da Turma da Mônica, abordando falas, situações de vida e necessidades apresentadas pelos personagens Luca, André, Dorinha, Tati e Humberto. Os resultados apresentaram, principalmente, as características, necessidades e dificuldades enfrentadas diariamente pelos personagens, como barreiras ambientais. Como resultado, cita-se a importância das HQs para a educação, inclusão social e, principalmente, na redução de discursos capacitistas encontrados na sociedade. Há orientações de como as crianças e adolescentes devem tratar as demais pessoas, independentemente de sua característica física ou comportamento social.

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